QuadrinhosPodcast - Cinema no ar Conheça o projeto Livros Literatura Oficinas O método Trailer

     O projeto "Cineducação: Site de Apoio Didático, para Professores, para Utilização de
Filmes em Sala de Aula" caracteriza-se como um projeto de extensão desenvolvido na Universidade
da Região de Joinville – Univille desde 2003, vinculado ao departamento de Letras, que tem como
objetivo principal pesquisar filmes que possam ser utilizados em sala de aula com finalidade
didática. As informações pesquisadas e sistematizadas, acerca dos filmes escolhidos, são
disponibilizadas através de um site (http://www.modro.com.br/cinema), no entanto o projeto busca
não se limitar apenas a este meio, contando ainda com um trabalho de divulgação realizado através
de palestras, cursos e publicações. Atualmente há no site cerca de duzentos filmes analisados, cinco
livros foram publicados, nos quais podem ser encontradas as análises de mais de uma centena de
filmes, e uma série de capacitações/palestras já foram realizadas buscando fomentar as idéias a
respeito da proposta quanto ao uso de filmes em sala de aula com finalidade didática.


     Não é de hoje que se percebe nitidamente o quanto as transformações tecnológicas têm
modificado o dia-a-dia das pessoas já que em qualquer tarefa, simples ou sofisticada, e mesmo nas
rotineiras, a presença da evolução tecnológica é cada vez mais comum.

 

     Um dos poucos espaços que ainda tem a mesma dimensão e concepção praticamente
idênticas há séculos é a escola: um professor na frente de dezenas de alunos, alinhadamente
sentados e ouvindo os conteúdos a serem trabalhados. Porém, a escola vem buscando novas
metodologias de ensino, mas isto não implica em dizer que a figura do professor será transformada
em algo obsoleto. A busca é pela inovação, pela inclusão de aparatos tecnológicos que possam
auxiliar o professor no seu trabalho de ensinar, tornando o processo de aprendizagem por parte do
aluno em algo mais próximo de sua realidade e consequentemente mais agradável. Afinal, como é
possível que um professor, apenas com quadro, giz e cuspe (ou seja, as aulas tradicionais), faça
frente à televisão, cinema, internet, revistas e toda uma parafernália de mídia e tecnologia muito
mais atrativas?

 

     Assim, em 2002 surgiu a idéia de ofertar uma disciplina eletiva no curso de Letras da
UNIVILLE: Literatura e Cinema. A princípio tratava-se de uma disciplina optativa, ofertada aos
alunos e caso fosse fechada alguma turma seria então viabilizada. Em 2003 formou-se uma turma e
o trabalho foi principalmente voltado para a análise de aspectos de produção cinematográfica,
crítica e a ligação entre cinema e literatura, como por exemplo as adaptações literárias. Um dos
trabalhos desenvolvidos na parte final do curso era a busca por filmes que pudessem ser utilizados
em sala de aula com finalidade didática, fosse para introduzir, explicitar ou complementar algum
assunto que porventura viesse a ser trabalhado com os alunos.

 

     Em 2003, surgiu a idéia de realizar um projeto de um site na internet que disponibilizasse
estas informações. O então acadêmico Luís R. de Vargas Valério, ao realizar as buscas por filmes e
não achar material disponível de qualidade e em quantidade suficiente, sugeriu o que viria a se
transformar no Cineducação. O projeto, apresentado no final de 2003, teve aprovação e em sua
primeira etapa, ocorrida durante o ano de 2004, teve a busca por filmes e a disponibilização das
pesquisas realizadas num site, desenvolvido pelo então também acadêmico de design Roy R. W.
Schulemburg.

 

     No final de 2004 foi ao ar a primeira versão do Cineducação, então com a análise de 50
filmes disponíveis, e ainda acessível apenas para usuários específicos. Porém, já no início de 2005 o
site foi então disponibilizado para todo e qualquer usuário que tenha interesse no assunto e contém
atualmente cerca de 200 filmes analisados. Os desdobramentos do projeto são ainda uma série de
palestras, mini-cursos de capacitação, participação em eventos acadêmicos e publicações como os
cinco livros já lançados (Cineducação: Usando o Cinema na Sala de Aula - 2005 - contendo
sugestão de 39 filmes, que foram resultado das pesquisas feitas em 2004 e 2005; Cineducação 2:
Usando o Cinema na Sala de Aula - 2006 - contendo sugestão de 51 filmes; Cineducação em
Quadrinhos - 2006 - com a teoria do projeto apresentada na linguagem dos quadrinhos; Nas
Entrelinhas do Cinema - 2008 - um guia quanto à leitura e produção de vídeos; e O Mundo
Jurídico No Cinema - 2009 - voltado para o mundo jurídico e contendo a análise de mais de 30
obras, das quais 27 específicas sobre o assunto).

 

     Os filmes sugeridos no projeto são de cunho comercial e geralmente são facilmente
encontrados em locadoras de porte médio a grande, assim como é fácil a sua aquisição em lojas
especializadas. Todos são apresentados com uma estrutura idêntica de análise: sua ficha técnica,
uma breve sinopse e algumas linhas de trabalho, sugestões, que podem ser desenvolvidas em
relação ao filme. Há algumas possibilidades de leitura, cabendo a cada um expandi-las, bem como
buscar novas e possíveis leituras. Acrescente-se ainda que o site também pode ser utilizado por
qualquer outra modalidade de público que porventura tenha interesse em buscar uma nova
perspectiva quanto à leitura dos filmes sugeridos, que não a de mero entretenimento.

 

     Há o objetivo de sugerir filmes que possibilitem a veiculação de diferentes conteúdos
didáticos que podem ser explorados em sala de aula, bem como de metodologias de trabalho que
podem ser utilizadas em diferentes disciplinas, sendo que, num primeiro momento do projeto focouse
mais especificamente nas áreas de literatura e história e atualmente procura-se ampliar as áreas
de conhecimento, tanto em outras disciplinas quanto em outras temáticas e questões, como assuntos
morais, éticos, sociais e didáticos. Também se pode afirmar que o site funciona ainda como um
local para boas dicas de filmes já que todos, sem exceção, serão boas escolhas.

 

     A experiência tem sido bastante animadora e tem angariado comentários positivos por parte
do público que já conhece o projeto, bem como boa repercussão por parte da mídia, visto tratar-se
de um projeto de caráter inédito. Assim, pode-se afirmar que ainda há possibilidade de ampliar em
muito o trabalho realizado, já que, quando se pesquisa na internet a respeito de sites didáticos, há
ainda um número pequeno de trabalhos que colaboram nesse sentido. Hoje há vários outros
trabalhos que têm sido desenvolvidos aproveitando esta nova ferramenta, e o projeto Cineducação é
apenas um destes, também buscando ser uma fonte de pesquisa e auxílio principalmente a
professores de ensino de níveis fundamental e médio. Mesmo assim, há que se ressaltar ainda que o
uso de recursos como o vídeo/DVD em sala de aula é ainda muito pouco explorado pelos
professores. Desta forma, pode-se continuar a tentativa de colaborar para a busca por uma educação
mais adequada a um mundo cada vez mais marcado pela tecnologia.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

MODRO, Nielson Ribeiro. Cineducação: Site de apoio didático, para professores, para utilização de
filmes em sala de aula. In: ______. Artigos esparsos. Blumenau: Nova Letra, 2010. Cap. 8, pg.
115–130.